sábado, 17 de outubro de 2009

Cabo elétrico atrasa obras do VLT


TRIBUNA DO BRASIL
16/10/09


O início das obras do veículo leve sobre trilhos (VLT) será adiado. A inauguração da primeira etapa estava prevista para setembro de 2010, mas uma rede elétrica encontrada em toda a extensão do canteiro da avenida W3 Sul pode causar aumento nos custos, podendo chegar a R$ 45 milhões. A fiação percorre 6 km e tem 1,5 metrosde profundidade. Os técnicos procuram outras opções que pesem menos no orçamento, já que para esta parte estava previsto um gasto de R$ 7 milhões.  Outra questão foi levantada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). O órgão estabeleceu uma ação civil pública com pedido de liminar para cancelar os editais de implantação do VLT. De acordo com a Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social, a licitação aconteceu sem orçamento necessário para cobrir os custos da obra, o que totaliza R$ 1,5 bilhão. Os valores disponibilizados correspondem a menos de 2% desse valor. A medida também fere a leis de Responsabilidade Fiscal e de Licitações.
De acordo com as assessorias de comunicação do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô - DF) e da Secretaria de Transportes, os editais de pré-qualificação e de concorrência do projeto estão de acordo com a legislação.
Os órgãos ressaltaram que o Tribunal de Contas da União analisou os documentos e aprovou dentro do prazo estabelecido.
A estudante de direito Márjori Santos, 20 anos, anda de ônibus desde quando ainda estudava no Ensino Fundamental e fazia o itinerário Guará – Asa Sul. Ela pretende adquirir um imóvel na Asa Norte no ano que vem e o novo projeto facilitará o seu transporte para a faculdade. “Eu estou acompanhando as notícias sobre o veículo leve porque me ajudaria bastante. Ele será o melhor jeito de ir à faculdade e visitar amigos”, acredita. Se os atrasos se prolongarem, a jovem se formará sem andar no novo transporte público.
O VLT é um dos principais investimentos para o avanço do transporte público em Brasília. No total, serão 39 veículos que rodarão a uma velocidade média de 70 km/hora e comportará aproximadamente 700 passageiros. Um usuário esperará no máximo quatro minutos nas paradas, que estarão localizadas a cada duas quadras.
Brasília será pioneira na América Latina. Os três caminhos estão estabelecidos: do Aeroporto Internacional de Brasília ao terminal da Asa Sul (6,5 Km), que beneficiará os turistas para a Copa de 2014; Terminal da Asa Sul para o Brasília Shopping (8,7 Km); e do Brasília Shopping ao Terminal da Asa Norte.

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