sábado, 27 de junho de 2009

Montpellier é o exemplo para o DF

25.06.2009 – Blog da Ana Maria Campos – Correio Braziliense

Montpellier é uma cidade medieval, com ruas estreitas, perto da costa mediterrânea e a cem quilômetros da divisa com a Espanha. É muito conhecida pela universidade, uma das mais famosas da Europa.
A cidade ao Sul da França, tão distante da capital do Brasil, é a inspiração do VLT que será implantado no Distrito Federal, para ligar o aeroporto à W3 Sul. O técnicos da companhia de transportes de Montpellier vão dar suporte para a implantação do sistema em Brasília. O acordo de cooperação técnica foi assinado hoje pelo governador José Roberto Arruda (DEM) e representantes do órgão responsável pelo transporte na região.
Ao implantar o VLT, a prefeitura de Montpellier reformulou todo o sistema de transportes da região. Fechou o acesso de carros às vias no coração da cidade, criou a integração com ônibus e bicicletas públicas e incentivou os estacionamentos dos carros particulares fora do centro.
É o que o governo pretende fazer com o projeto no DF. Vamos aguardar para ver se o DF tem capacidade de colocar em prática o plano que em Montpellier é um sucesso.
Postado às 20h09, ou 01h09 em Paris

Nenhum comentário:

Postar um comentário