sábado, 27 de junho de 2009

Parceria com os franceses pode estender o VLT até a Esplanada dos Ministério

26/06/2009 - 14:28:16

A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) vai negociar com o GDF um empréstimo para estender o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) até a Esplanada dos Ministérios. A proposta foi feita nesta sexta-feira, pelo governador José Roberto Arruda, ao presidente da AFD, Jean Michel Severino, em uma reunião na sede da empresa, em Paris.
Jean-Michel Severino confirmou o empréstimo de 140 milhões de euros para a primeira fase do VLT – do terminal da Asa Sul até o Brasília Shopping – e disse que a AFD tem todo o interesse em terminar o trabalho de construção das outras linhas. “ O Governo do Distrito Federal tem sido muito profissional e eficiente e, por isso, não será difícil aprovarmos um novo empréstimo”, disse Severino.

As condições de pagamento foram estabelecidas no encontro: o Distrito Federal terá 15 anos para pagar o empréstimo com juros de 3%. A carência é de cinco anos. Como o Ministério da Fazenda ampliou recentemente o limite de endividamento da capital do país, Arruda solicitou aos franceses um investimento complementar para levar o VLT até a Esplanada dos Ministérios.

Depois de conhecer o sistema de Montpellier, Arruda orientou os técnicos do Governo a acelerar o projeto do VLT na Esplanada e lembrou que essa é uma reivindicação dos servidores públicos e um desejo antigo de um dos criadores da cidade, Oscar Niemeyer. “ Com a construção do VLT na W3, vamos transportar 110 mil passageiros por dia. Se estendermos para a Esplanada dos Ministérios, serão 220 mil passageiros por dia.”

Arruda determinou que o secretário de Transportes, Alberto Fraga e o presidente do Metrô, José Gaspar de Souza, começem a negociar o novo empréstimo imediatamente.

Na primeira fase, será construída a linha que começa no terminal da Asa Sul até o Brasília Shopping, prevista para terminar em um ano. A segunda fase será a ligação do Aeroporto até o final da Asa Sul, com previsão de término em 2013.

MODELO

Em Paris, José Roberto Arruda teve um exemplo de como ficará a W3 depois das mudanças. Técnicos da RATP (empresa pública de transportes ferroviários de Paris) mostraram ao governador uma proposta de VLT muito parecida com a de Brasília, prevendo uma convivência harmônica entre carros e trens e a revitalização da W3. Na capital francesa, os comerciantes locais afirmam que houve uma valorização de 40% dos imóveis e os negócios cresceram.

Se a expansão for aprovada haverá uma linha do VLT ligando o Memorial JK à Esplanada dos Ministérios, mas o assunto promete muita discussão pois os vagões são movidos a energia elétrica e os fios ficam expostos. “Há quem diga que essa imagem fere o patrimônio histórico de Brasília. Eu vou convidar o Ministério Público e os técnicos do Patrimônio histórico para conhecerem o sistema. Se pode fazer em Paris, cidade mais bonita do mundo, por que não pode em Brasília?”

SARKOZY EM BRASÍLIA

Em setembro, o presidente da França, Nicholas Sarkosy, vem ao Brasil participar da festa de 7 de setembro, aproveitando também o fato de 2009 ser o Ano da França no Brasil. Segundo o presidente da AFD, Jean Michel Severino, o primeiro compromisso de Sarkosy é o lançamento da pedra fundamental do VLT, ao lado do governador Arruda. Severino também sugeriu que a Alstom, empresa responsável pela construção dos vagões, traga uma amostra para a solenidade.

Agência Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário