quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Financiamento


Agência Francesa de Desenvolvimento diz que projeto do VLT está mantido

Adriana Bernardes
Publicação: 23/12/2009 07:13 Atualização: 23/12/2009 10:17
A Secretaria de Transportes do Distrito Federal e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) divulgaram notas assegurando que a proposta de financiamento do Veículo Leve sobre Trilho (VLT) por parte da instituição francesa está mantida. E que, portanto, as denúncias de corrupção envolvendo o Executivo e Legislativo locais não afetariam as negociações de empréstimo para a construção do novo sistema de transporte público do DF. 

Parceria com agência francesa para custear obras do Veículo Leve sobre Trilhos foi confirmada - (Gustavo Moreno/CB/D.A Press - 8/9/09
)
Parceria com agência francesa para custear obras do Veículo Leve sobre Trilhos foi confirmada
Os rumores sobre o risco de a AFD suspender o financiamento surgiram por conta de uma cláusula contratual da instituição francesa. A AFDF é proibida de fazer negócios com gestores investigados por corrupção. O problema teria surgido após a Operação Caixa de Pandora expor uma suposta rede de pagamento de propina a deputados distritais em que o próprio governador José Roberto Arruda (sem partido) e o vice, Paulo Octávio (DEM), estariam envolvidos pagando ou recebendo dinheiro ilícito. 

Na nota, o secretário Alberto Fraga esclarece que “não há sinalização ou evidência alguma de suspensão do contrato de 144 milhões de euros — o equivalente a R$ 365 milhões — para as obras do VLT por parte AFD”. E diz que a tramitação para a assinatura do contrato em janeiro próximo segue normalmente. E, segundo ele, houve uma conversa informal em outubro — portanto antes de o escândalo estourar — em que ele teria sugerido a executivos da AFD que fizessem a alteração contratual, “visto que a garantia será dada pelo GDF e não por uma pessoa física”. Segundo Fraga, a alteração foi aceita pelos gestores. 

Já a agência francesa escreveu, em cinco linhas, que “mantém suas propostas de financiamento do projeto de VLT de Brasília…”. E finaliza “A AFD permanece confiante de que o processo … será levado a cabo, no respeito das suas regras e dos seus procedimentos habituais”. 

O financiamento do VLT pela AFD foi acertado em junho passado, na França. A agência aceitou financiar a primeira etapa do projeto que compreende o Terminal da Asa Sul, atrás do Setor Policial Sul até o Shopping Pátio Brasil, passando pela W3 Sul. As obras já estão em andamento. A previsão é que esse traçado seja concluído até o fim de 2010. Neste mesmo encontro, Arruda iniciou negociação com vistas à um novo empréstimo para ampliar o ramal até a Esplanada dos Ministérios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário