terça-feira, 7 de julho de 2009

Imprudência dos dois lados

JORNAL DE BRASILIA - 07/07/09

A garçonete Fátima Cardoso Silva, 21 anos, ao atravessar correndo a BR-020 – sentido Sobradinho – põe em risco a própria vida e a do bebê que aguarda no sexto mês de gestação. O objetivo da gestante é chegar à parada de ônibus. Para cumprir o trajeto de maneira segura ela precisa caminhar cerca de 4km até a passarela mais próxima, o que não faz."É muito longe; não dá para fazer esse caminho todo dia", justifica.

Assim como é para Fátima, o perigo é constante na vida dos pedestres que moram em perímetros urbanos das rodovias que cruzam o Distrito Federal. Em muitos locais, os redutores de velocidades não são suficientes para evitar desrespeitos às leis de trânsito pelo motorista que reduz diante a fiscalização, mas depois pisa no acelerador. "Eles (motoristas) passam aqui voando; parece que quando vê a gente continuam na mesma velocidade, aceleram mais", acredita Fátima.

ESTRUTURAL

Distante dali, mas com uma realidade bem próxima, os pedestres que cruzam a Avenida Estrutural (DF-095) também sofrem com a travessia. Apesar da avenida contar com duas passarelas, os moradores de Vicente Pires não têm acesso a elas, que ficam distantes. Portanto, ao se aventurar na movimentada pista, os pedestres precisam enfrentar vários empecilhos.

O primeiro a ser vencido é a falta de paciência para esperar o momento em que não há fluxo de carros, ônibus ou caminhão na pista – algo bem difícil no local. Outro é a falta de sinalização, quetransforma o simples deslocamento em risco de morte. Aguardar no encostamento é perigoso, bem como na divisa da avenida. Ao concluir a travessia de uma das pistas, o pedestre precisa disputar o espaço com o guard rail, que evita acidentes de veículos.

BR- 070

Apesar de alguns reclamarem da falta de passarelas, na BR-070 é comum encontrar pessoas atravessando a estrada bem embaixo do equipamento. Para o sargento Ciqueira, responsável pela Companhia do Corpo de Bombeiros Militar do DF, localizada ao lado da divisa do Distrito Federal com Goiás, o motivo é a inutilidade dela. "A rampa de acesso (da passarela) não vai de encontro com os pedestres, o chão está soltando e na época de chuva fica escorregadio", justifica.

Em Águas Lindas flagrar pessoas transitando na BR-070 sem as mínimas precauções, inclusive crianças, é corriqueiro. As barreiras não funcionam, não há passarelas, quebra- molas nem prudência de motoristas que transitam por lá.

Mapeando locais perigosos

De acordo com o superintendente de Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem do DF, Rui Vieira, um mapeamento nas estradas do DF está sendo feito para sinalizar os locais que mais precisam de melhorias de trânsito. O levantamento da equipe, que é composta por seis técnicos, subsidia os projetos de engenharia da DER.

Segundo ele, quatro pontos de grande movimento de pedestres já foram identificados e as soluções serão implantadas em breve. Para atender a essa demanda, quatro passarelas da EPTG serão trocadas por outras mais modernas.

Duas delas serão reaproveitadas na Avenida Estrutural – a primeira perto do viaduto Ayrton Senna e a segunda perto do Posto Policial - muma na Estrada Parque Núcleo Bandeirante e a outra remanejada para a DF-001. Ainda, de acordo com Vieira, a equipe identificou a necessidade de colocar semáforos nos Pistões Sul e Norte, em Taguatinga.

BUROCRACIA

Segundo o engenheiro analista de infraestrura do Departamento Nacional de infra-estrutura de Transportes (Dnit) Luís Carlos Magalhães, a sinalização das estradas federais, inclusive construção de passarelas nos perímetros urbanos, é feita com base em estatísticas da Polícia Rodoviária Federal. " O custo de uma passarela é muito alto. Por isso, se faz necessário muito estudo e planejamento para implantá-las nos locais que precisam. O Plano de Trabalho do Dnit precisa ser aprovado e entrar no Orçamento da União ", explica.

O engenheiro afirma que entre as próximas ações do departamento está a reforma de duas passarelas da BR-040."A do Jardim Ingá está em péssimas condições, portanto queremos começar os trabalhos o mais rápido possível", afirma

A-Tenda permanece na cidade

Em seu primeiro compromisso, após retornar de viagem ao exterior, o governador José Roberto Arruda visitou a Ceilândia para dar uma boa notícia aos moradores da cidade, principalmente os do Setor O: A-Tenda do Trabalhador, que formou 2.207 alunos, ficará montada na QNR 02, Área Especial, por mais 30 dias.

Durante os dias em que A-Tenda permaneceu no local, foram oferecidos cursos de garçom/ garçonete, auxiliar de mecânica, recepcionista de consultório, informática, cabeleireiro, salgadeira, confeiteiro e manicure/ pedicure. O projeto atendeu 13.555 moradores da região. Destes, 1.263 foram cadastrados na Agência do Trabalhador, 81 foram encaminhados para empregos formais e 178 conseguiram emitir a carteira de trabalho.

VIAGEM

Na saída da cerimônia, o governador comentou o que trouxe de positivo em sua passagem de dez dias pela Europa. Arruda embarcou com a missão de buscar recursos para a construção do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), obra que ligará o Aeroporto Internacional de Brasília à W3 Sul e ao centro de Brasília e conseguiu junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) cerca de R$ 400 milhões em financiamento.

"Trouxemos o dinheiro que precisávamos, cerca de R$ 400 milhões para as obras do VLT. Fizemos o contrato que necessitávamos. A construção do VLT foi apenas uma das exigências importantes da Federação Internacional de Futebol (Fifa) para que Brasília fosse escolhida uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e nós estamos no caminho certo", afirmou, satisfeito, o governador.

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