quinta-feira, 30 de julho de 2009

Supremo Tribunal Federal

CORREIO BRAZILIENSE

30/07/09

GDF recorre ao STF para ter financiamento

O Governo do Distrito Federal recorreu à Justiça para impedir que dívidas administrativas atrapalhem as negociações do financiamento de 134 milhões de euros (cerca de R$ 365 milhões) da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Na última segunda-feira, a Procuradoria-Geral do DF (PRGDF) ajuizou, no Supremo Tribunal Federal (STF), ação para suspender os efeitos das inscrições de órgãos do GDF no cadastro nacional de inadimplentes, como o Cadin e o Cauc.

Apesar do cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ) do GDF não apresentar nenhuma pendência financeira, o Governo Federal está impondo restrições à concessão do aval do empréstimo internacional devido às dívidas administrativas contraídas pelas secretarias de Cultura, de Saúde, de Ciência e Tecnologia, da antiga secretaria de Solidariedade, além do endividamento do Corpo de Bombeiros e, até, da Câmara Legislativa. A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) adotou essa restrição amparada pela resolução nº 48 /2008, do Senado Federal. A regra estabelece que, a partir deste ano, é necessário verificar a adimplência do número do CNPJ do beneficiário e de todos os órgãos e entidades integrantes da unidade federada.

Segundo o procurador-geral do DF Marcelo Galvão, a resolução do Senado é inconstitucional, pois viola o princípio da intranscendência. A maior parte das pendências são antigas e estão relacionadas a contratos de convênios sem a devida prestação de contas. Não tem nada a ver com a situação do GDF, afirma ele. Na Câmara Legislativa, por exemplo, há cinco anos, servidores da União foram cedidos para a Casa e o salário deles deveria ser repassado para o órgão federal de origem, no caso a Eletronorte. O presidente da Câmara Legislativa, Leonardo Prudente, disse que houve atraso no pagamento de R$ 20 mil, mas a quantia já foi repassada. A procuradoria está analisando qualquer eventual resíduo, afirmou ele.

O secretário de Transportes, Alberto Fraga, afirmou que a ação cautelar, em caráter liminar, é uma forma de prevenção para que despesas pequenas não interfiram no sucesso do governo local nas negociações com a Agência Francesa. A previsão é de que o contrato do financiamento seja assinado até 7 de setembro. (L.M.)

Um comentário:

  1. Você está procurando um empréstimo comercial, empréstimos pessoais, empréstimos hipotecários, empréstimos para carros, empréstimos estudantis, empréstimos não consolidados para consolidação, financiamento de projetos etc ... Ou simplesmente recusar empréstimos de um banco ou instituição financeira por um ou mais motivos? Somos as soluções certas para crédito! Oferecemos empréstimos a empresas e indivíduos com taxa de juros baixa e acessível de 2%. Portanto, se você estiver interessado em um empréstimo urgente e seguro. Para mais informações, por favor envie um email hoje: Via: Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderExcluir