terça-feira, 8 de setembro de 2009

Abertura da Exposição

Nicolas Sarkozy inaugura exposição do VLT no DF
(07/09/2009 - 09:28)

A capital federal receberá hoje (7) a visita do presidente da França, Nicolas Sarkozy. Ao lado do governador José Roberto Arruda e do secretário de Transportes, Alberto Fraga, Sarkozy inaugura exposição do projeto Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), na avenida W3, em frente ao shopping Pátio Brasil.

A presença do presidente da França marca compromisso de financiamento da primeira etapa da obra pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Com o VLT, Brasília será a primeira cidade da América Latina a aderir ao sistema de transporte.

A cerimônia de assinatura será às 14h. Por medida de segurança, a área estará isolada para circulação de veículos e pedestres a partir das 12h deste sábado (5) e só será liberada após o término do evento, quando a exposição terá visitação aberta ao público.

O governo francês aprovou empréstimo de 140 milhões de euros – cerca de R$ 370 milhões para a construção da primeira fase das obras, prevista para terminar em 2010, quando será construído trecho que liga o terminal da Asa Sul ao Brasília Shopping, no início da W3 Norte.

O novo sistema de transporte, considerado o mais moderno do mundo, trará maior fluidez ao trânsito da avenida W3, que será revitalizada com o VLT. O projeto foi elaborado para obedecer às características urbanas de Brasília. A linha possui 22,6 quilômetros de extensão e passa pela Estação Terminal Asa Sul, onde haverá uma integração com o Metrô-DF. A intenção é permitir uma melhor distribuição de passageiros que se destinam à W3.

Outros dois trechos fazem parte da linha. Um deles liga o Aeroporto ao Terminal da Asa Sul, com uma extensão de 6,5 quilômetros. A outra etapa começa no Brasília Shopping e chega ao fim no Terminal da Asa Norte, uma distância de 7,4 quilômetros. Com a conclusão das obras e com o sistema totalmente integrado, o VLT poderá atender todos os usuários de transporte público que se dirigem ao Plano Piloto pelo principal corredor das Asas Sul e Norte. Pela W3 Sul e Norte circulam atualmente cerca de 600 ônibus diariamente.

Na primeira etapa de operação do VLT (W3 Sul), deverão circular 16 veículos e cada um deles terá capacidade para transportar mais de 400 passageiros – o equivalente ao transportado por mais de seis ônibus. A empresa que implantará o transporte também fornecerá sistemas de energia elétrica e de telecomunicações, sinalização, bilhetagem automática e controle operacional.

Transporte sustentável

O uso de energia limpa e a capacidade de transporte dão ao VLT a condição de transporte sustentável. O veículo opera silenciosamente, emitindo 20% menos ruído que o volume correspondente em automóveis. O consumo de energia também é reduzido em razão da eficiência dos sistemas de tração.

VLT pelo mundo

Na Europa, aderiram ao sistema cidades como Paris, Bordeaux, Lion, Grenoble, Nice, Strasbourg, na França. Dusseldorf, Berlim, Colônia e Nuremberg (na Alemanha), Madrid e Barcelona (Espanha), Rotterdam (Holanda) e Tunis (Tunísia.

Veja o Site do VLT: www.vlt.st.df.gov.br

Fonte: Metrô DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário