quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Alstom

Alstom fornecerá o primeiro sistema de veículo leve sobre trilhos (VLT) da América Latina para Brasília
08 Setembro 2009

Em 7 de setembro, Patrick Kron, CEO da Alstom, inaugurou uma exposição sobre o futuro sistema de VLT de Brasília, na presença do Presidente Presidente da França, Nicolas Sarkozy, que está atualmente em visita ao País, e do Governador José Roberto Arruda. O governo de Brasília assinou um contrato com o consórcio Brastram, constituído pela Alstom, TC/BR, Mendes Jr. e Via, para a fase 1 do projeto do VLT. A participação da Alstom nessa primeira fase é de cerca de €140 milhões.

O projeto inclui o fornecimento de 16 VLTs Citadis e a construção de um trecho de 8 km de via (1,2 km dos quais usarão a tecnologia de alimentação de energia pelo solo - APS). Essa tecnologia de ponta fornece energia aos VLTs sem o uso de sistemas de catenária – o que ajuda a preservar o ambiente urbano e a herança cultural dos centros das cidades. Em uso desde 2003 em Bordeaux e selecionada também pelas cidades de Reims, Angers, Orleans e Dubai, a tecnologia APS é ideal para uma cidade moderna como Brasília.

A capital do Brasil se tornará, assim, a primeira cidade na América Latina a ter um sistema de veículo leve sobre trilhos moderno. O VLT permite que os espaços urbanos sejam repensados, além de preservar a herança arquitetônica e contribuir para o crescimento da cidade, sem danos ao meio ambiente. Em todo o mundo, até hoje, 29 cidades encomendaram um total de 1.221 VLTs Citadis da Alstom.

Os VLTs de Brasília serão capazes de transportar mais de 400 passageiros por veículo - o equivalente a mais de 6 ônibus*. Em termos de capacidade, a solução selecionada para este projeto deverá transportar 120.000 a 200.000 passageiros por dia. A Alstom também fornecerá ao projeto VLT o sistemas de energia elétrica, bem como sistemas de telecomunicações, sinalização, bilhetagem automática, bem como Centro de Controle Operacional.

Com este novo projeto, a Alstom está reforçando sua presença no mercado brasileiro de transporte sobre trilhos. A empresa está envolvida em inúmeros projetos para modernizar as redes de transporte brasileiras. Estes incluem, por exemplo, um contrato assinado em abril de 2009 para fornecer 48 carros para o metrô de Brasília e a modernização do sistema de sinalização. A Alstom também fornecerá 16 trens e um sistema automático de controle de trens para o Metrô São Paulo. A Alstom emprega em torno de 4.000 pessoas no Brasil, sendo aproximadamente metade na indústria ferroviária.

Sobe a Alstom Transporte

Focada no transporte sustentável, o Setor Transporte da Alstom desenvolve e comercializa a mais completa variedade de sistemas, equipamentos e serviços do mercado ferroviário. A Alstom é capaz de fornecer um sistema de transporte completo, de material rodante a sinalização e infra-estrutura, além de oferecer soluções turnkey. Em 2008-2009, o faturamento do Setor Transporte da Alstom foi de €5,7 bilhões, e os pedidos aumentaram em 9% em relação ao ano fiscal anterior. A Alstom está, com o Setor Transporte, presente em mais de 60 países e emprega 27.000 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário