quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Audiência Pública

Ministério público quer audiência sobre Veículo Leve sobre Trilhos

Publicação: 17/09/2009 20:27 Atualização: 17/09/2009 20:27


A Promotoria de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) fez recomendação ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram), para que realize audiência pública para tratar da licença do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O objetivo é apresentar os impactos decorrentes do VLT e esclarecer dúvidas relativas a sua implantação e ao seu processo de licenciamento ambiental.

De acordo com a recomendação haverá nivelamento longitudinal do canteiro e travessias, o que criará muros de arrimo, de até um metro, entre os trilhos e a via mais baixa. Além disso a recomendação afirma que não há documentação ou demonstração clara de como se dará a travessia para pedestres e veículos entre as quadras 500 e 700.

A Prourb também determinou que o Ibram justifique a razão da emissão individualizada de licença de instalação para os trechos 2 (W3 Sul) e 3 (W3 Norte), considerando que o trecho 1 (Aeroporto-Terminal da Asa Sul, início da linha) não foi licenciado. Segundo a recomendação, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) não compreende como uma obra de transporte de massa possa começar do meio (trecho 2) para o fim (trecho 3), sem que o início (trecho 1) tenha sido aprovado.

As obras do VLT ainda não iniciaram. Procurada a assessoria de imprensa do Metrô-DF - responsável pela obra-, informou desconhecer a recomendação.

VLT
O Veículo Leve sobre Trilhos é o meio de transporte público urbano que o Governo do Distrito Federal (GDF) quer instalar na capital para reduzir o número de ônibus nas ruas e também a poluição. Na primeira etapa, vai ligar a Estação Sul, no Setor Policial Sul, ao Pátio Brasil, na W3 Sul.

No dia sete de setembro o presidente francês, Nicolas Sarkozy, foi ao lançamento do projeto do VLT. Na ocasião, iniciou a exposição de um vagão igual ao que circulará pela W3 Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário