Entre os temas apresentados, a troca de experiências e a análise da realidade francesa e brasileira na área de transporte. Outro ponto debatido foi a implementação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) como instrumento de reordenamento urbanístico da cidade. A forma de cooperação entre autoridades da França e do Brasil também foi tema de discussão.
Para Taniguchi, o maior desafio do transporte público, área de sua especialidade, é convencer o público a deixar o carro individual. “Seja no Brasil ou na Europa esse objetivo é sempre o alvo. Temos de oferecer um transporte de qualidade, ágil, moderno e modular, além de facilitar a mobilidade do pedestre com a integração entre os diversos tipos de transporte público. Este é o lema do GDF. Brasília será a primeira cidade em toda a América Latina que oferecerá um transporte metroviário de qualidade ligando o aeroporto ao centro da cidade”, disse.
O presidente do Metrô-DF, José Gaspar de Souza, apresentou o modelo do VLT que será implementado em Brasília. O trajeto terá 22,5 km e vai do aeroporto até o fim da Asa Norte, passando pela W3. A primeira etapa, 6,5 km, inicia na Estação Asa Sul e vai até a altura da 506 sul. Os trechos seguintes ligam a Asa Sul até o Setor Comercial Norte e o último até o fim da Asa Norte. As obras iniciam neste mês. A previsão de operação de parte do VLT está prevista para setembro de 2010. Cada veículo mede 44 metros e tem 2,65 metros de largura. A capacidade será de 12 mil passageiros/hora por sentido.
O evento foi realizado pela Embaixada da França e teve o apoio do GDF, Ministério Francês de Energia, Meio Ambiente e Desenvolvimento, Câmara dos Deputados, Agência Francesa de Desenvolvimento, entre outros. O encontro foi realizado no Centro de Convenções Brasil 21, durante dois dias e terminou nesta quinta-feira (10).
Nenhum comentário:
Postar um comentário