terça-feira, 8 de setembro de 2009

Exposição

VLT faz sucesso no segundo dia de exposição

Brasilienses acreditam na eficiência do novo meio de transporte e aguardam a conclusão das obras com ansiedade. VLT reduzirá engarrafamento e trará benefícios para os usuários do transporte público e de moradores do Plano Piloto

O segundo dia de exposição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) esteve bem movimentado. Os brasilienses que não puderam prestigiar a inauguração do evento ontem foram ao Setor Comercial Sul nesta terça-feira (8) conferir a exposição de um dos trens que circularão pela Avenida W3.

Teresinha Rodrigues é uma delas. A forte chuva que caiu em Planaltina ontem impediu a aposentada de conhecer o trem no primeiro dia de exposição. “Vi pela televisão mais queria mesmo era estar aqui e aproveitar para conhecer o presidente da França”, disse. “O que mais me chamou a atenção foi à capacidade de transportar vários passageiros e a ausência de degraus, o que é uma vantagem para idosos”, contou.

Marcos Antônio Ramos, 39 anos, também ficou surpreso com o novo transporte da capital. O auxiliar de serviços gerais trabalha perto da exposição, mas só hoje visitou o VLT. “Ontem estava muito cheio porque recebemos a visita de Nicolas Sarkozy”, disse. “O VLT é a grande novidade em transportes públicos e promete resolver os problemas de trânsito da capital”, completou.

O servidor Adalberto Lima esteve no Setor Comercial Sul para uma reunião de trabalho na manhã de hoje e aproveitou para conhecer o VLT. “É uma solução moderna que vai acabar com o congestionamento no Plano Piloto além de ser muito útil na copa de 2014”, acredita. “Agora a W3 terá fluidez no trânsito”, completou.

O VLT tem capacidade para transportar mais de 400 passageiros por trem a 70 km/h. Os veículos terão 42 metros de comprimento, 2,65 metros de largura e possuem janelas amplas, câmeras de circuito interno, ar condicionado, música ambiente, televisão de plasma e assentos confortáveis.

O técnico em manutenção do veículo explica que a grande vantagem do transporte é o acesso fácil aos equipamentos e a praticidade na manutenção. “A troca e peças é feita pela parte superior o que facilita o trabalho dos técnicos“, explica Rene Maussalli. “É um veículo não poluente, tem 20% menos ruído em relação aos automóveis e consome pouca energia”, concluiu.

Com a chegada do VLT, a Secretaria de Transportes espera tirar 640 ônibus de circulação. Cerca de 495 árvores serão retiradas da W3 e replantadas em outros locais. O modelo vai ficar em exposição até o final do mês, no Setor Comercial Sul, sempre das 8h às 20h.

Jane Rocha - Agência Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário